Tá pensando em viajar, mas a grana está curta? Então, algumas dicas podem te ajudar a poupar nesse momento e mesmo assim fazer uma viagem incrível. Além de pesquisar muito e comparar preços, as dicas são:
- Escolha dias não tão movimentados para viajar, como terças e quartas;
- Planeje a data e compre as passagens com antecedência, pelo menos 15 dias antes da data de embarque;
- Procure promoções nos sites das companhias aéreas e hotéis. Talvez comprar pacotes sejam mais benéfico para você;
- Entre outras dicas.
Confira abaixo se vale a pena comprar passagens juntas e como aproveitar esse benefício!
Comprar passagem de ida e volta é mais barato?
Pensando em poupar na hora de viajar, muitas pessoas tem dúvidas se é realmente vantajoso comprar passagem de ida e volta, ou se é melhor comprar as duas separadas.
Segundo o site Emporium Travel, vale a pena sim comprar os dois trajetos juntos do que separados. Ainda segundo a empresa, a passagem de ida e volta pode chegar a custar quase o mesmo valor só da ida.
Ainda de acordo com o site, isso ocorre por diversas questões, como: o planejamento de voos, onde a empresa quer saber se consegue vender todos os assentos do avião, e logística de passageiros.
E se eu não embarcar na ida, como fica a volta?
Por algum motivo você percebe que não conseguirá embarcar na data do voo de ida, o que acontece com o voo de volta? Segundo o site Viagem e Turismo, a passagem de volta pode ser cancelada e/ou a empresa aérea pode cobrar multa.
Segundo o código da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, em viagens nacionais, o passageiro que não embarcar na ida pode, ainda, utilizar o voo de volta, desde que avise a companhia antes do horário da partida do voo. Esse comunicação deve ser feita através dos canais de comunicação da mesma.
O mesmo não se aplica a voos internacionais. A recomendação geral da ANAC é que o passageiro leia as regras contratuais na hora que for efetivar a compra das passagens aéreas.
Como saber quando ocorre?
Comprar a passagem de ida e volta é mais vantajoso que comprar os trechos separados. Mas como achar essas passagens baratas? Para isso não tem segredo, a dica é pesquisar muito e todos os dias, comparando os preços em diversas plataformas.
Caso você não tenha a disponibilidade de pesquisar com frequência e comparando os preços, você pode utilizar aplicativos ou sites que informam quando há promoções para destinos específicos.
Além de se inscrever em Newsletters (e-mails automáticos gratuitos) de companhias aéreas, que é um dos canais que as empresas usam para divulgar promoções. Outro canal bastante utilizado pelas empresas são as redes sociais.
Para poupar na compra, você também pode procurar por cupons de desconto e/ou uso de milhas para viajar. As milhas funcionam da seguinte forma: ao comprar determinados produtos/serviços nos cartões de crédito, você ganha pontos que podem ser usados para ter descontos nas passagens.
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos incríveis e cheios de dicas para te ajudar com suas passagens!